Penne a Beatriz

Postado em Atualizado em

Um assunto para pêras, gorgonzola e vinho branco…Aguou?

Pois esta é mais uma experiência para a qual não há medidas. Se para você as pêras são a maior expressão da divindade na natureza, inunde-se delas…mas que não se avolumem tanto que ultrapassem a quantidade de penne! Se a gorgonzola te enlouquece, vá fundo, perca a cabeça…mas jamais assassine a suavidade, como se tudo fosse apenas um pretexto para que se coma gorgonzola. Vamos com calma, dando espaço para todos os ingredientes.

Já o vinho branco seco, que dizer? Como saber se se atingiu o ponto? E afinal, como descrever o que é o sabor de um mistério? De uma sensualidade que apenas se insinua, mas não se revela? Eis como se inscreve a presença do vinho: como olhares sob véus.

Bem, isto posto, nossa história começa com alhos refogados na manteiga. Muito cuidado com os alhos, pois são frágeis e logo se queimam.

Acrescenta-se as pêras tenras, cortadas em cubinhos. Rega-se tudo com um modesto cálice de vinho.

Enquanto o aroma enaltece o espírito, cozinhe o penne na água com um fio de óleo e flor de sal. Al dente, evidentemente.

Voltando ao molho, agrega-se à composição alguns pedaços de gorgonzola, provando-se até atingir o ponto que agrade. Finaliza-se tudo com um delicado creme de leite fresco, pontilhadinho de nóz moscada ralada na hora. Pitadas de sal completam a alquimia.

Derramando-se a massa nesse lindo e perfumado creme, mistura-se ambos e deixa-se que namorem na panela por alguns instantes antes de servir…Ou então, para quem aprecia a massa mais sequinha, o destino é uma assadeira no forno médio, polvilhada por parmesão ralado grosseiramente.

Por favor, jamais use parmesão ralado pronto! Leve sua língua para um passeio pelo mundo desses enormes e redondos queijos…Experimente as texturas, as nuances e seus derretimentos pelos sete céus do palato! Adote a variedade que melhor se assenta na boca e no bolso…E seja feliz!

Mas nunca, nunca apele para o queijo ralado de saquinho!

À dois ou a muitos, o Penne a Beatriz é definitivamente um episódio para se compartilhar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s