o centro e a borda

Postado em Atualizado em

A partir da aula de 24.08.2012, grupo de 5a-feira do O Caminho do Canto.

“A borda está onde o centro está…Um centro se estabelece a partir da borda”

Andrea Drigo

A borda está onde o centro está. A borda se forma a partir de um centro, configurando um campo tonal – um lugar. O contorno é necessário para que se configure um espaço de potência. Para que este contorno se desenhe é preciso que eu funde um centro: é preciso que eu me posicione. Eu estabeleço eixos/centros para mim?

Para que eu mude de lugar é necessário, primeiramente, que exista um lugar de onde partir. E o lugar se constrói a partir do centro, do ponto onde me coloco e me estabeleço…Então, daí posso me deslocar para outro ponto, escolher outro lugar, ou melhor, outro centro para compor um novo lugar. Sem que haja um lugar definido desde o início não se pode mudar dele…Mas sempre há um LUGAR, não se existe no nada. Vivemos num lugar…mas nem sempre estamos muito conscientes do lugar que estamos desenhando e habitando. É um lugar tecidos pelos hábitos, pelos padrões, por imagens reproduzidas de fora, enfim, o lugar-default.

O lugar não pré-existe a mim. Ele se configura comigo, no acoplamento de minha estrutura com o além-pele, o fora. Se eu não foco muito claramente que ponto é esse onde me situo, se não estabeleço este centro desde minhas estruturas, eu não gero um campo tonal: eu não fundo um centro ativador da borda, um campo de potência, se eu não capto os processos pelos quais meu corpo gera esse sentido de centro em si. Como se estabelece este centro desde minhas estruturas? Como meus tecidos fundam minha presença num ponto do espaço?

Experimentar captar o instante em que se pára e se posiciona num local. Pausar aí e dar contorno. Por isso é que dizem que se uma pessoa se encontra completamente perdida, a melhor coisa a fazer talvez seja ficar parada: seja porque será mais fácil encontrá-la ou porque ela mesma, estando concentrada e estável, dá chance para que o corpo descubra em si mesmo algum senso de direção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s